terça-feira, 19 de abril de 2011

Kyra Gracie



    Espécie de musa do esporte, a carioca de 25 anos faz jus ao sobrenome do famoso clã que popularizou a modalidade esportiva no Brasil e produziu os lutadores mais respeitados do mundo. Ironicamente ela é a única faixa-preta feminina na família. Talvez por isso, Kyra faça questão de marcar a sua delicadeza através de quimonos e unhas cor de rosa, sua marca registrada. A suavidade para por aí, já que no tatame ela vem se mostrando imbatível, com quatro vitórias no peso leve – 2004, 2006, 2008 e 2010 – e uma medalha de ouro na categoria Absoluto (aberta para todos os pesos).

Como foi a vitória no Mundial 2010?


Kyra: Esse campeonato teve um gostinho especial, porque no ano passado fiquei em segundo lugar. O treinamento é de uma vida, mas intensifiquei nos últimos três meses antes da luta. Comecei a competir com 11 anos e sou de uma família que praticamente nasce no tatame.
 Como é o incentivo dentro de casa?


Kyra: Quando alguém da família Gracie está grávida, a primeira providência é comprar um quimoninho (risos). A gente aprende a arte desde cedo, mas entre as mulheres, ninguém havia encarado a luta profissionalmente, como eu fiz. Os meninos sempre foram muito machistas e achavam que eu ia deixar essa história para lá. O tempo passou e hoje eles são meus maiores incentivadores. Tenho sorte de ter os melhores professores dentro de casa.

 E como autêntica representante feminina, consegue separar o lado “guerreira” do “Penélope Charmosa”?


Kyra: Sempre arrumo tempo para me cuidar. Sou vaidosa! Na minha agenda, fora da época de campeonato, tem sempre um dia de salão de beleza: faço pé e mão, depilação, hidratação e cauterização dos cabelos. A parte corporal não precisa, não é? O treino ajuda a deixar a barriga sarada (risos).

  Você se sente mais confiante por saber lutar?

Kyra: Com certeza. Quem compreende a arte do jiu-jitsu não briga, porque sabe que não precisa provar nada para ninguém. É um esporte que promove a autoconfiança. As pessoas que arrumam confusão na rua querem autoafirmação. Quando você sabe que não apanha de ninguém, você não precisa bater.

Você usa quimono dor de rosa. É uma provocação?

Kyra: Quando era pequena, achava que jiu-jitsu era coisa de homem e quando eu comecei a lutar, quis dar toques mais femininos ao uniforme. Treinava de blusa rosa por baixo ou colocava uma borboletinha no quimono. Um dia eu pensei: por que não tingir de rosa? Disseram que eu estava doida! Até que um patrocinador fez um para mim. Foi um sucesso tão grande, que comecei a comercializar. Só ano passado vendi cerca de 1200 peças.

Então, o que você diria em relação aos lutadores que vivem nas páginas policiais?

Kyra: Diria que essas pessoas não são lutadores, porque elas precisam se autoafirmar e ao fazê-lo denigrem a imagem do esporte. A questão é que se trata de uma arte muito eficaz, então, quem pratica por dois meses e vai para a rua brigar, não pode ser considerado da categoria. Converso sobre isso com meus alunos para que essa prática seja banida.

  Mas houve casos de briga dentro da própria família Gracie...

Kyra: A confederação de jiu-jítsu é a responsável por punir esse tipo de comportamento. A minha família é muito grande, somos mais de 200 lutadores e é difícil controlar cada um. Mas acho que dentro do clã a gente tem bons exemplos em maior quantidade.

 Você tem algum sonho que não tenha a ver com o jiu-jítsu?
Kyra: Casar e ter filhos. Meu bisavô Carlos teve 21 herdeiros que o ajudaram a disseminar a sua arte. Não pretendo chegar a tantos, mas, seguindo uma tradição familiar, gostaria de ter uns cinco filhos, como minha mãe fez. Assim sendo, tenho ainda uns cinco anos de campeonato pela frente.

Bia Amorim, iG Rio de Janeiro

6 comentários:

  1. Oi,eu sou Pedro William,não pratico jiu-jitsu,mais sim o Muay-Thai,sou campeão da minha organização juvenil,tenho apenas 14 anos,e já ganhei várias vezes.Mas aí eu conheci uma garota,Juliana,que é laranja em jiu-jitsu.Eu e ela estávamos praticando para melhorarmos,e ela me imobilizou várias vezes.Então desde aquele dia eu respeitei o jiu-jitsu e admiro muito vc,um beijo bem grande pra você Kyra.
    OBS:Desde que conheci Juliana,eu e ela começamos a namorar.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal você compartilhar isso, essa é a prova de que o Jiu-Jitsu é superior a todas as outras artes, não desmerecendo claro!!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ;-D estas fotos vao servir para a minha feira de cultura:D

    ResponderExcluir
  4. Que bom que elas vão te ajudar, :) e por favor fale bem do Jiu-Jítsu hem!!! RS
    BEIJÃO

    ResponderExcluir
  5. Oi. Sou Helois e pratico Jiu-Jitsu a pouco tempo.
    Me espelho muito na kyra Gracie, porque se eu chegar a ser 1/3 do que ela é no tatame, eu vou ser a menina mais feliz do mundo.
    Além dela ser linda, e ter uma posição mega feminina.. O que é super interessante, porque o mundo tem uma visão super machista sobre um esporte que exige muita força e concentração.
    Comecei a treinar Jiu-Jitsu porque meu irmão treinava e não quero parar jamais. A não ser que eu não tenha mais forças.. Quero me profissionalizar mais, pra mais pra frente se Deus quiser, lutar pra ganhar medalhas e até mais que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma mas maiores lutadoras e faz jus a esse titulo, deu pra ver que você gosta muito e com certeza vai longe, parabéns quando você trocar de faixa avisa e se quiser manda as fotos eu posto aqui tá bom?
      Beijinhos!!

      Excluir